Capa do Livro Os Anos, de Annie Ernaux
Autobiografia,  Livro

Os Anos

Da ganhadora do prêmio Nobel de Literatura, Annie Ernaux, “os anos” é uma autobiografia sem sujeito definido. São memórias de uma geração inteira, canalizadas pela escrita da autora, sob o ponto de vista feminino.

Definitivamente não convencional, o livro anota as expectativas, as frustrações, os desejos dos sujeitos nascidos após a 2ª guerra mundial até os anos 2000. Os acontecimentos são narrados de maneira estranhamente pessoal, embora a proposta inicial pareça a ser uma narrativa sem traços individualizados.

A autora abraça a pessoalidade em diversos trechos, contando a sua vida como se se referisse a um terceiro, sempre com ênfase no ponto de vista feminino.

A história contemporânea serve de pano de fundo às indeterminações da personagem, mas nem sempre as reações são imediatas. Por várias vezes, a autora somente percebe a relevância do que presenciou no futuro, chocando-se com a inércia geral da população.

Premiação com o Nobel

O Nobel de literatura não é concedido por um livro apenas, mas pela obra do laureado.

No caso de Annie Ernaux, a premiação veio por sua emocionante obra autobiográfica. Se destacam livros como “o acontecimento”, que narra um aborto realizado nos anos 60, quando a prática ainda era ilegal na França, e “o jovem”, sobre um relacionamento mantido pela autora com um homem 30 anos mais novo.

Os eventos narrados em outros livros são também referidos na obra “os anos”, garantindo o a sensação de envolvimento do leitor com a vida da autora.

Destaques do livro

“É por meio das percepções e sensações vividas por esta adolescente morena de óculos de catorze anos e meio que a escrita aqui pode registrar parte dos acontecimentos que perpassavam os anos 1950 e captar o reflexo da história coletiva projetado na tela da memória individual”.

“Os sinais das transformações coletivas não são perceptíveis na particularidade das vidas, a não ser, talvez, no tédio e cansaço que levam milhares de pessoas a secretamente pensarem ao mesmo tempo, “nada disso vai mudar nunca””.

Trechos do livro “os anos”

Leitura

De leitura fluida e envolvente, “os anos” é um livro a ser degustado, página por página, racionado para prorrogar o deleite do leitor.