Banner Goodreads
Livro,  Melhores

Melhores Livros de 2022 da Goodreads Choice Awards

O site Goodreads realiza todos os anos uma votação popular para eleger os melhores livros em diversas categorias. O site é em inglês e a maioria dos usuários (e consequentemente pessoas que votam) são de países de lingua inglesa ou europeus. Apesar disso a votação de 2022 trouxe bastante livros disponíveis em português. Veja os vencedores de cada categoria.

Melhor Ficção

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã, Gabrielle Zevin

Nascida em Nova Iorque, a escritora Gabrielle Zevin recebeu o prêmio do Good Reads Awards por este best-seller. Ela já havia sido nominada ao mesmo prêmio, na mesma categoria, por outros dois livros, em 2014 e em 2017. A tradução é de Carol Christo.

“Simplesmente brilhante. Um dos melhores livros que já li”

John Green

“Uma deliciosa carta de amor à vida, com seus jardins floridos e campos minados”

Erin Morgenstern

Melhor Mistério e Suspense

A Camareira, por Nita Prose

Esse romance de estréia da escritora Nita Prose é um best-seller com mais de 1 milhão de cópias vendidas e foi publicado em mais de 40 países, incluindo o Brasil. Não é à toa que foi escolhido um dos melhores livros de 2022. O livro já foi lançado pelo Clube Intrínsecos e tem tradução de Julia Sobral Campos.

Melhor Ficção Histórica

Carrie Soto está de volta, por Taylor Jenkins Reid

Taylor Jenkins Reid é uma escritora Norte Americana de Massachusetts. É conhecida por seus livros É conhecida por seus livros Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (2017), Daisy Jones & The Six (2019) e Malibu Renasce (2021). Em Carrie Soto está de volta, uma atleta consagrada tenta voltar ao topo mesmo quando todos acham que seus dias de glória estão no passado. A tradução do livro é de Alexandre Boide.

Melhor Fantasia

Cidade da Lua Crescente: Casa de céu e sopro (Vol. 2), por Sarah J. Maas

A escritora de Nova Iorque Sarah J. Maas é a autora dessa trilogia da livros Cidade da lua crescente. Casa de céu e sopro é a sequência de Casa de terra e sangue e tem tradução de Mariana Khonert.

“Temperado com uma trama coesa e construção atmosférica do mundo… uma delícia cada virar de página.”

The Guardian

“Sarah J. Maas não decepciona em sua primeira série para adultos… Um livro para ser saboreado.”

Daily Mail

Melhor História Romântica

Loucos por livros, por Emily Henry

Loucos por livros é o novo romance da autora do hit Leitura de verão. Esse best-seller do New York Times tem tradução de Ana Rodrigues.

Loucos por livros é o livro dos sonhos dos apaixonados por comédia romântica. Afiado e moderno, apresenta uma heroína forte que não pede desculpa por sua ambição e discussões honestas sobre a dor. Os leitores sabem que Emily Henry nunca deixa de trazer diálogos incríveis e romances de tirar o fôlego.”

Taylor Jenkins Reid

“A prosa é fácil; os personagens são encantadores. A única desvantagem é chegar ao fim.”

V. E. Schwab

Melhor Terror

Desenhos ocultos, por Jason Rekulak

Nascido e criado em Nova Jersey, Jason Rekulak foi publisher da editora Quirk Books até 2018, de onde saiu para se dedicar a projetos solo. O livro Desenhos Ocultos tem tradução de Jaime Biaggio.

“Sagaz, assustador e com uma trama magistral”

Ransom Riggs

Melhor Autobiografia

Estou feliz que minha mãe morreu, por Jennette McCurdy

Nascida na Califórnia, Jennette McCurdy é atriz, cantora e escritora. Atuou em séries como iCarly, SCI e Malcom in the Middle. No livro Estou feliz que minha mãe morreu, Jennette McCurdy conta sobre suas lutas como ex-atriz infantil, incluindo distúrbios alimentares, vícios e o complicado relacionamento com sua mãe autoritária.

“Inabalavelmente honesto, comovente, mas ainda hilário”

Entertainment Weekly

“Uma história de amadurecimento que é alternadamente angustiante e engraçada”

The New York Times

Melhor História em Quadrinhos

Heartstopper: de mãos dadas, Volume 4, por Alice Oseman

A jovem escritora e ilustradora inglesa Alice Oseman publicou seu primeiro romance, Solitaire (2014), aos 19 anos. Mas foi em 2019 que Alice publicou Heartstopper, que viria a ser um grande sucesso de audiência de sua adaptação em live action na Netflix. Heartstopper possui hoje 4 volumes e tem o seu quinto volume com data de lançamento ainda a ser anunciada.

Melhor Romance Estreante

Uma questão de química, por Bonnie Garmus

Nascida na Califórnia, Bonnie Garmus é revisora e diretora criativa. Trabalhou para muitos clientes nos campos da tecnologia, da medicina e da educação. Traduzido para 35 idiomas, Uma questão de química conta a história de Elizabeth Zott, uma brilhante cientista que vê sua vida mudar quando se torna a estrela de um programa de culinária na televisão. A tradução é de Maria Carmelita.

“Assim como a Beth Harmon de O gambito da rainha, Elizabeth Zott me arrebatou com sua inteligência, sua sinceridade e sua corajosa individualidade. Este é um romance para todas as mulheres que se recusam a emburrecer apesar de uma cultura que lhes exige isso.”

Rachel Yoder

“Um livro atemporal com uma escrita elegante e um humor ácido. A protagonista é icônica: uma mulher que se recusa a ser massacrada, que acredita que a filha é um ser humano que deve ser contemplado em vez de moldado e que vai transformar você e a sua visão do mundo.”

Pandora Sykes

Melhor ficção para jovens adultos [Série de livros]

A aposta final (Jogos de herança Livro 3), por Jennifer Lynn Barnes

A escritora americana Jennifer Lynn Barnes é autora de mais de uma dúzia de livros com temática para jovens adultos. A aposta final é O terceiro livro da série best-seller Jogos de Herança e já teve mais de 1 milhão de cópias vendidas. A tradução é de Isadora Sinay.

Melhor Fantasia e Ficção científica para jovens adultos

Mansão Gallant, por V. E. Schwab

Para finalizar a lista dos melhores livros de 2022 temos este livro da californiana Victoria Elizabeth Schwab, autora best-seller de A vida invisível de Addie LaRue. Mansão Gallant, é uma história gótica e envolvente sobre um lugar onde as sombras encontram a luz e onde a morte encontra a vida. A tradução é de Paula DiCarvalho.

“Um livro arrepiante… O horror gótico e sensível de Shirley Jackson se encontra com a força e o mundo fantástico e sombrio de Neil Gaiman.”

Publishers Weekly